À medida que aumenta a pressão para resolver a crise da aviação do Reino Unido, o prefeito de Londres nomeou Zaha Hadid Architects (ZHA) ao lado de uma equipe de especialistas em aviação para desenvolver planos para um novo grande aeroporto no sudeste da Inglaterra. A equipe deverá resolver o debate sobre como e onde o próximo grande aeroporto da capital será construído, decisão que irá desempenhar um papel fundamental no futuro da economia britânica.
De acordo com Zaha Hadid: "Este trabalho é fundamental para oferecer as soluções de transporte mais integradas para Londres e o Reino Unido. Permitirá que a cidade mantenha sua posição como um dos mais importantes centros econômicos, comerciais e culturais do mundo; delineando o futuro crescimento da cidade e desenvolvimento, sempre fundado na conectividade global".
Veja quem fez a lista após o intervalo...
O prefeito de Londres, Boris Johnson, disse: "É absolutamente imperativo que os trabalhos para um novo grande aeroporto a sudeste seja concluído o mais rápido possível. O Governo definiu um calendário que imediatamente quando traçado deve ser a ordem do dia. É por isso que montamos uma equipe poderosa de especialistas que encarregados de entregar um estudo minucioso das soluções mais realistas para a nossa crise da aviação no menor tempo possível, o que eu aguardo ansiosamente para compartilhar com o Governo".
O prefeito confirmou que todas as seguintes organizações foram engajadas para ajudar no trabalho que está sendo preparado para apresentação ao Governo:
Projeto de Aeroporto e Infraestrutura
- Atkins: Uma das líderes mundiais em projetos, engenharia e consultorias de gestão de projetos. Participaram das Olimpíadas de Londres 2012, World Trade Center de Bahrain e do Metrô de Dubai. Atkins também levará em consideração os acesso de superfície e os impactos ambientais.
- Zaha Hadid Architects: Zaha Hadid foi premiada com o Prêmio Pritzker (considerado o Nobel da arquitetura), em 2004 e é reconhecida internacionalmente por seu trabalho teórico e acadêmico. A revista Time incluiu-a na sua lista de 2010 das 100 pessoas mais influentes do mundo. Já trabalhou em projetos globais famosos, como o Centro Aquático de Londres 2012 e a Opera House em Guangzhou, China.
- Pascall & Watson architects: Projetos anteriores incluem o Terminal 5 de Heathrow, o Terminal 2 do Aeroporto de Dublin, Masterplan do Aeroporto Fiumicino de Roma, além da St. Pancras International Station.
Impactos Sócio-econômicos
- Ramboll: um líder de engenharia internacional e consultoria de gestão, com um histórico de examinar o impacto econômico de aeroportos e outras infraestruturas de todo o mundo, apoiando os principais desenvolvimentos no controle do tráfego aéreo europeu, trabalhando no novo Tamisa Crossing e desenvolvendo declarações políticas nacionais.
- Oxford Economics: líder mundial na previsão global e análise quantitativa de empresas e governos com a experiência inigualável de explorar o impacto econômico do setor da aviação e aeroportos para clientes como IATA, ATAG, BAA e Airbus e desenvolver de previsões econômicas e cenários para Londres.
- York Aviation: uma empresa líder especializada na avaliação dos impactos econômicos da aviação e planejamento de demanda da aviação.
- Professor Peter Tyler: Peter é um professor de economia urbana e regional no Departamento de Economia da Terra, da Universidade de Cambridge e membro da Faculdade de St. Catharine. Peter possui um extenso histórico na realização de pesquisas para o setor público e privado e uma reputação estabelecida no campo da economia urbana e regional, com especial ênfase na avaliação da política. É Diretor de Projetos em mais de 70 grandes projetos de pesquisa para o Governo.
Viabilidade Comercial
- Ernst and Young: líder mundial em segurança fiscal, transações e serviços de consultoria.
Jurídico e regulamentar:
- Ashurst: O escritório líder global de advocacia, especializada em assessoria de empresas, instituições financeiras e governos. Seus principais negócios estão em corporações, finanças, energia, recursos e infraestrutura.
Mike Pearson, diretor de aeroportos do Reino Unido da Atkins disse: "Esse projeto não é apenas sobre a criação de um aeroporto novo, trata-se de formar as bases para o desenvolvimento futuro de Londres e reafirmar a posição do Reino Unido como um importante centro internacional. Irá mudar radicalmente o debate sobre a aviação no Reino Unido de uma vez por todas, oferecendo tanto um caso convincente e atraente para como a conectividade aérea internacional é crítica para sustentar a economia do Reino Unido, bem como dirigindo maior regeneração".
Este assunto que tem atraído grande atenção e uma série de propostas ao longo dos últimos anos, a partir do Estuário do Tâmisa, de Norman Foster e a proposta offshore de Beckett Rankine. Será interessante ver como será a proposta de Zaha Hadid.
Via ZHA